Calçadas – Todas as novidades no assunto e dicas para você fazer a sua!

Por:Adda Arquitetura Data: 11/fev/2012 -

Que tipos de arvores podemos plantar em calçadas para não estragar o piso?
Por se tratar de uma área que fica junto à rua, deve-se observar se há ou não fios elétricos próximos e se as raízes da planta não são agressivas a ponto de estourar o piso da calçada enquanto crescem. Se houver fios elétricos próximos, são indicadas árvores de baixo a médio porte, como resedá, pata-de-vaca e ipê-amarelo. Se não houver fios elétricos, a melhor opção são as árvores de maior porte, como o jacarandá-mimoso, a magnólia e outros tipos de ipê (roxo, rosa e branco), além da palmeira, que é interessante porque não perde as folhas no inverno. Todas essas árvores possuem raízes delicadas e estão de acordo com as normas das prefeituras. Devemos nos atentar com algumas árvores que são muito utilizadas, mas por possuírem as raízes grossas, não deveriam ser plantadas na rua porque danificam a calçada, como por exemplo, fícus-elástica (conhecida como falsa-seringueira), fícus-benjamim, flamboyant e chorão.

02-jacaranda-mimoso

Quais cuidados devemos ter para calçadas com gramas?
Devemos plantar grama ou outras espécies rasteiras sempre na faixa de serviço ou na faixa de acesso, deixando sempre livre o espaço da faixa de passeio, já que a grama não permite que todas as pessoas transitem pela calçada. Outra dica é manter a grama sempre bem aparada, para que ela não se espalhe pela faixa de passeio e para manter a beleza da sua calçada.

04-grama-2

É possível criar alguma coisa moderna com calçadas de cimento?
Podemos utilizar pigmentos no cimento, podendo deixar a calçada diferente através das cores ou até mesmo aplicar alguns detalhes como ladrilhos hidráulicos em certos pontos da calçada, para dar um acabamento menos rústico ao concreto. Outra opção seria criar canteiros para drenagem da calçada, já que o concreto comum utilizado não é drenante (permeável) ou até mesmo utilizar um concreto poroso. Este material também possui uma gama de cores e pode ser feito com materiais reciclados, incluindo entulhos de concreto reciclado. Esta flexibilidade e grande potencial para ser reciclado tornam esse tipo de concreto um material de construção ecologicamente correto, sustentável e esteticamente agradável.

10-concreto-poroso

Quais as novidades para decorar uma calçada com sustentabilidade?
Nas calcadas ecológicas, os revestimentos impermeáveis (como o asfalto, cerâmica, rochas ou concreto) são substituídos por sistemas drenantes revestidos com materiais porosos (placas ou concreto poroso) ou com juntas de assentamento que permitam a percolação de água (pavimento intertravado permeável).  Uma das novidades no mercado são os pisos drenantes, que podem ser feitos de materiais reciclados e que absorvem grande parte da água das calçadas. Estes pisos podem ser blocos intertravados, concreto poroso, ladrilho hidráulico, ecopiso, pisograma, entre outros. Outro material alternativo são as placas de borracha, feitas de pneus reciclados, que estão sendo utilizados em outros países, por serem flexíveis às raízes das árvores, permeáveis e por possuir vantagem para os pedestres, pois amortece a caminhada.

11-piso-drenante

Quais são as dicas para as pessoas não cometerem erros na hora de fazer a sua calçada?
Primeiramente devemos lembrar que a calçada é um espaço público e por isso devemos seguir as normas e a legislação de cada cidade, sem criar obstáculos aos pedestres. Devemos escolher espécies de árvore que não possuam raízes superficiais, que obstruam a calçada, além de materiais alternativos, pensando sempre na permeabilidade de pelo menos uma parte da calçada. Não devemos nunca plantar nada no caminho pelo qual transita o pedestre, deixando sempre uma faixa segura, confortável e pavimentada, para que o pedestre transite, com uma medida ideal de 1,50 m de largura. Além disso, as plantas não devem comprometer os fios de eletricidade (para ruas em que há fiação elétrica o recomendável é o plantio de espécies de pequeno a médio porte), nem encanamentos de fornecimento de água e coleta de esgoto, e de preferência também não devem dar frutos grandes como manga, tangerina, limão, laranja, jaca e afins. Outra dica é procurar profissionais da área para projetar estes espaços e cuidar sempre muito bem das plantas e da calçada.

17-calcada-sem-erros_0

 

Qual o local ideal para colocar a lixeira e plantar as árvores na calçada? E qual a quantidade ideal de árvores por calçada?
O local ideal é o espaço correspondente à faixa de serviço, que deve ser maior ou igual a 50cm, onde devem estar localizadas as lixeiras, os postes e as árvores. Esta faixa localiza-se logo depois da guia e deve concentrar todos estes equipamentos, não atrapalhando a faixa livre de pedestre, que deve possuir largura mínima de 1,2m.
Quanto à quantidade ideal de arvores, na verdade não existe norma a ser seguida. Podemos plantar a quantidade que julgarmos necessário, seguindo sempre o distanciamento mínimo entre as árvores, que é de 5 metros para árvores de pequeno porte e de 7metros para de médio ou grande porte.

18-local-lixeira-2

Há pessoas que optam por pisos e cerâmicas, qual a maneira correta usar os pisos? Preciso levar em consideração  pisos antiderrapantes?
No caso de pisos e cerâmicas, o ideal seria utilizá-lo apenas na faixa de passeio, já que este material não absorve a água proveniente das chuvas. Além disso, devemos assentá-los de maneira que não forme obstáculos na calçada e optar pelos pisos ou pedras antiderrapantes, pois oferecem mais segurança aos pedestres.

2 Comentários.

  1. Marcel Hette disse:

    Muito bom o artigo!
    Porém, tenho problemas em um terreno de meu porte, onde diariamente veículos estacionam em cima da calçada, assim a danificando! O que posso fazer, ou instalar em minha calçada para que isso não aconteça?

    Att Marcel Hette

    • adda disse:

      Oi Marcel, não sabemos a largura da sua calçada, mas uma opção, caso ela tenha mais de 2 metros, seria criar uma faixa de jardim de cerca de 75cm, logo após o meio fio, inibindo que as pessoas utilizem sua calçada para estacionar. Você também poderia utilizar o bloco intertravado para revestir a calçada, já que ele é mais maleável, pois são peças separadas. Ou até mesmo as plcas ecológicas (piso grama), onde pode-se plantar grama entre os vão dos blocos.
      Acesse os links, com opções para você:
      http://www.maski.com.br/prefabricados/produtos/#pavers
      http://www.tecpavi.com.br/pisograma.htm
      Esperamos que tenha ajudado!


Imagens

Últimas notícias

Sobre a Adda Arquitetura

O escritório ADDA Arquitetura é formado pelas sócias e amigas Adriana Mello e Daniele Galante, Arquitetas e Urbanistas formas pela Universidade Estadual Paulista – UNESP de Presidente Prudente. As sócias atuam no mercado, oferecendo projetos de Arquitetura que captam a essência do que o cliente deseja, sempre inovando e tratando cada projeto como único.